Além de ficar sem dirigir, o condutor só tem a CNH devolvida após fazer o curso de reciclagem, confira o melhor momento para fazer o curso de reciclagem.

Reciclagem CNH da Tecnodata conta para você todos os processos para realizar a reciclagem.

Você sabe qual é o melhor momento para fazer o curso de reciclagem? No próximo mês entra em vigor a Lei 14071/20 que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), porém para aqueles condutores já tiveram o processo de suspensão do direito de dirigir concluído e estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa, nada muda!

Para quem não lembra,  o limite de pontos para a suspensão da CNH vai mudar a partir de abril de 2021. Veja o antes e depois das novas regras aqui e saiba qual o melhor momento para realizar a RECICLAGEM CNH.

Reforçando, as novas regras só valerão para processos que ainda serão instaurados. Quem já está com a CNH suspensa e não sabe o melhor momento para realiza-lo, deve cumprir a penalidade e fazer o curso de reciclagem para recuperar a CNH.

Após ter a CNH suspensa, qual é o melhor momento para fazer o curso de reciclagem?

Se o condutor está com a CNH suspensa, ele deverá cumprir a penalidade de ficar sem dirigir pelo tempo determinado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Esse período pode variar de seis meses a 1 ano para os condutores que atingirem o limite de pontos estabelecido pelo CTB. E de 2 a 8 meses nos casos de infrações que levam à suspensão direta do direito de dirigir.

Além de ficar sem dirigir, o condutor só conseguirá recuperar a CNH depois de fazer um curso de reciclagem, que pode ser feito presencialmente ou a distancia. O curso tem a carga horária de 30 horas/aula e o condutor infrator pode escolher o momento de realizá-lo.

Julyver Modesto de Araújo, especialista em legislação de trânsito, ressaltou em entrevista ao Portal do Trânsito, que o melhor é fazer logo no início do cumprimento da penalidade. Você sabe qual é o melhor momento para fazer o curso de reciclagem? Veja aqui!

“O ideal é que o condutor infrator aproveite o período de suspensão para já fazer o curso. Assim sendo, ao encerrar o período ele já obterá a CNH de volta”, explicou.

O especialista disse, ainda, que se o cidadão esperar para fazer o curso apenas depois de cumprida a penalidade, pode ficar mais tempo sem dirigir. “A Res.723/18 determina que a CNH deve ser devolvida ao titular somente quando cumprido o período de suspensão e também a reciclagem. Então, o ideal é fazê-lo o quanto antes”, concluiu.