A Reciclagem de CNH pode modificar o seu comportamento no trânsito. Para a especialista, priorizar a punição ao invés da prevenção dificilmente romperá o ciclo vicioso da violência.

Curso de reciclagem para condutores infratores: educação ou punição? No dicionário a palavra reciclagem significa “reutilizar ou de dar novo uso a algo já utilizado, além disso adaptação a novos processos, atualização e requalificação”.

Antes de mais nada, o curso de reciclagem para condutores infratores onde a ideia é realizar esse resgate. O objetivo final é  reeducar o condutor que tenha sofrido penalidade de suspensão do direito de dirigir ou ainda a quem cometer certos crimes de trânsito.

Como reeducar se, historicamente a nossa educação é fundamentada em métodos punitivos?

Do mesmo modo, há vários depoimentos de alunos que passam pelo curso de reciclagem e efetivamente mudam seu comportamento. Existem, porém aqueles que ainda não tem a consciência de aproveitar esta oportunidade de rever seus conhecimentos e até mesmo, seus conceitos.

“Em grande parte isso se deve ao fato de que a educação é pensada como se todas as pessoas fossem iguais, tanto na capacidade de compreensão como no seu interesse. A partir desse conceito ultrapassado de educação, punimos aqueles que não se enquadram neste modelo: seja através de avaliações, seja, como no caso do trânsito, através de autuações”, alerta Eliane Pietsak, pedagoga, especialista em trânsito.

Sobretudo, para a especialista, priorizar a punição ao invés da prevenção dificilmente romperá o ciclo vicioso da violência. “A punição é o caminho mais fácil e imediato. Devemos entender, porém, que as consequências, a longo prazo, podem não ser favoráveis e, em muitos casos, prejudicar a formação”, garante.

Reciclar para adquirir conhecimentos

Contudo, Pietsak avalia que o condutor infrator deve enfrentar as consequências de seus atos e encarar o curso de reciclagem como uma revisão necessária e não como uma punição. “O ideal é o cidadão fazer uma autocrítica honesta do próprio comportamento ao volante e dos maus hábitos. Perante ao exposto, é possível adotar um padrão de comportamento adequado e aceitar seus próprios problemas e os dos demais”, finaliza.

Reciclagem de CNH

Enfim, Curso de reciclagem para condutores infratores: educação ou punição? para saber mais sobre o mundo do trânsito acesse nosso Portal do Trânsito e fique por dentro de tudo que está acontecendo.