Nova Lei da reciclagem CNH. Vale a pena esperar?

Vale a pena esperar para fazer a reciclagem CNH? O Instrutor Celso A. Celso Mariano da Tecnodata, explica a nova lei, que aumenta o limite de 20 para 30 ou 40 pontos! Confira esse bate-papo, esclarecendo dúvidos do leitor.

César B.B. – Eu soube que, em abril de 2021, passará a vigorar a nova lei da reciclagem CNH que altera a pontuação da CNH dos atuais 20 para 30 ou 40 pontos, dependendo da gravidade das infrações cometidas. Eu estou com a CNH suspensa porque cheguei a 23 pontos no prontuário, mas ainda não entreguei minha CNH. Pergunto: se eu esperar até a nova lei entrar em vigor, segundo a qual eu ainda não estaria suspenso, poderei ser beneficiado com o cancelamento do processo de suspensão, sem precisar fazer o Curso de Reciclagem?

Celso A. Mariano responde: Não. Não há motivo nenhum para esperar pela entrada em vigor da nova lei. Isso porque, uma vez instaurado o processo de suspensão, ele irá obedecer às regras já estabelecidas, e isso não poderá ser alterado. O que vale, neste caso, é a data da abertura do processo de suspensão, que geralmente ocorre de forma automática quando o condutor atinge os 20 pontos no prontuário, ou se este cometer uma infração específica que gere a suspensão direta, independente do número de pontos.

Então, quem está com a CNH suspensa, tem dois bons motivos para enfrentar logo o problema:

  1. Não prolongar o tempo sem dirigir.
  2. Não se expor ao risco de ter a CNH cassada.

Conheça mais sobre nosso curso 100% online: Acesse o link https://reciclagemcnhonline.com.br/, selecione seu estado e faça já o curso de reciclagem CNH

**Celso Alves Mariano, diretor do Portal do Trânsito, é instrutor, palestrante e especialista em trânsito.

Saiba mais: https://www.portaldotransito.com.br/noticias/nova-lei-de-transito-e-sancionada-com-vetos-veja-as-novas-regras-e-quando-estara-valendo/

Acompanhe a Live PORTAL CONVIDA, de 22/01/21, com Celso Mariano e Rochane Ponzi, nos canais do YouTube e Facebook do Portal do Trânsito, sobre este assunto.